Muitos dos conteúdos de Biologia do Ensino Médio dependem da memorização, pois são vários os termos utilizados para podermos conhecer um pouco sobre a vida na terra. Na tentativa de evitar a famosa “decoreba”, os alunos do 1º ano do Colégio Guairacá tiveram uma aula lúdica para melhor conhecer a célula com todas as suas organelas e funções, além de observar os meios de troca de substâncias através das membranas celulares.
A proposta foi composta por três etapas: primeiro uma aula teórica, apresentando os envoltórios celulares e os tipos de troca de substâncias que ocorre entre o meio interno e externo da célula e, na sequência, as organelas citoplasmáticas. Após a teoria, os alunos foram para o laboratório preparar seus experimentos para analisar os processos de trocas, depois usaram a criatividade para a compra de alimentos que tivessem formatos semelhantes aos das organelas citoplasmáticas apresentadas em sala de aula. A última etapa foi montar a estrutura das células comestíveis e apresentar para os colegas de classe.
A professora Cristiane Kiel, que ministra a disciplina na instituição, contou que deixou os alunos usarem a criatividade para o uso dos alimentos, desta forma foram preparadas pizzas, panquecas doces, cachorro quente, bolos e mousses na construção das células animal, vegetal e bacteriana. Após a apresentação das células, os alunos puderam degustar todas as guloseimas preparadas.
De acordo com a professora, além de ter sido descontraída, a aula também proporcionou um espaço de confraternização importante. “Foi incrível o envolvimento deles na organização das atividades, eles foram além do que eu esperava. Usaram a criatividade, demonstraram conhecimento durante meus questionamentos sobre as funções das organelas e dos resultados nos experimentos. Percebi também que se divertiam ao mesmo tempo em que aprendiam, e isso é importante, já que não cabe mais nas salas de aula somente os momentos teóricos”.