Talento, carisma e criatividade marcam VIII FETAG
10/11/2016
alt

Um show de criatividade. Assim foi a 8ª edição do FETAG, o grandioso festival de talentos do Colégio Guairacá, promovido nessa quarta-feira, 09, no Pahy Centro de Eventos. Esse é um evento tradicional da instituição, e também, um dos momentos mais aguardados no ano, reunindo alunos, ex-alunos, professores, funcionários e comunidade guarapuavana.

Neste ano, o festival trouxe como tema a obra mais conhecida de João Cabral de Melo Neto: ‘Morte e Vida Severina’. O enredo foi retratado em forma de teatro, mostrando o personagem Severino, um lavrador do sertão pernambucano, que foge da seca e da miséria e parte em busca de trabalho na capital, Recife. Nesse contexto ele trilha o leito seco do rio Capibaribe e, no caminho, só encontra fome, miséria e morte de ‘Severinos’ como ele. Na capital, a miséria e morte são irmãs. O que se vê nos manguezais são homens misturados ao barro, vivendo em condições precárias. O personagem então aproxima-se do rio e pensa em suicídio, mas seu José, ‘mestre capina’, com sua sabedoria de muitos anos de vida Severina, desperta-lhe que vale a pena viver, mesmo quando se tem vida Severina.

No palco, os alunos contagiaram o público com seu talento e carisma, apresentando diferentes danças, músicas e coreografias abordando a temática do festival. Outro aspecto que chamou bastante a atenção foi o número de participantes, batendo o recorde de público já esperado.

O professor Marcelo Sales, responsável pela direção e produção, contou que nessa edição os alunos e professores da instituição contribuíram na produção. Essa foi uma proposta inovadora que garantiu um grandioso espetáculo. “Nesse ano todo o colégio esteve envolvido no FETAG. Os professores trabalharam com o tema nas suas disciplinas e cada aluno também contribuiu diretamente no processo criativo e rumo dramático de cada história apresentada”. Alunos do 1º ano auxiliaram na produção do cenário, o figurino foi uma criação coletiva e, além disso, as participações especiais do Coral Municipal e Coral Guairacá abrilhantaram ainda mais o evento.

O grandioso festival de talentos foi aprovado por todos que fazem parte da instituição. O aluno João Matheus Schwalz, do 1º ano, participou pelo 4º ano consecutivo do evento, só que nesse ano, foi um dos atores principais da peça. Para ele, a 8ª edição do FETAG surpreendeu a todos de forma positiva. “Gosto de participar do FETAG, de me apresentar em público, para mim isso é muito gratificante. Nesse ano o desafio do festival foi maior porque não estávamos acostumados com certa carga de roteiro, mas, ao mesmo tempo, foi bastante interessante pela experiência que nos proporcionou, e também, pelo contato os músicos presentes’.

O Colégio Guairacá parabeniza a todos os alunos, professores, funcionários e toda a equipe pelo esforço, dedicação e trabalho, que fizeram deste festival um verdadeiro sucesso!

>>Confira as fotos:
{yoogallery src=[/images/fotos/12fetag8/]}