UniGuairacá e Colégio Guairacá realizam imersão para professores no ITC-Brasil
23/03/2023

Uma equipe multidisciplinar, formada por professores da UniGuairacá Centro Universitário e do Colégio Guairacá, esteve no Imaginal Transformation Center Brasil (ITC Brasil – Pompéia-SP), que é o fruto da parceria entre a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e o Imaginal Education Canadá/EUA, duas instituições com a mesma vocação: inovação e a transformação da educação.

O objetivo da imersão, realizada nos dias 16 e 18 de março, foi o de preparar professores que desejam implementar a filosofia Imaginal e o modelo educacional Profound Learning em sala de aula.

Tom Rudmik, idealizador do método e autor do livro “Tornando-se Imaginal”, veio com uma equipe formada pelo seu irmão e sócio, Andy Rudmik, e mais três professores da Master’s Academy & College, a escola de Pesquisa & Desenvolvimento do Imaginal Education/Canadá. São eles: Cindy Backstrom, Trish Brady e Curtis Arends.

O alinhamento dessa inovadora metodologia com o pensamento inovador do departamento pedagógico da UniGuairacá e do Colégio Guairacá fez com que a instituição enviasse um grupo de professores ao evento. Esse corpo docente pioneiro foi composto pela Profª Kelly Soares, Profª Bianca Pereira, Profª Juliana Sangaletti, Prof. Luiz Silva e pelo Prof. Lorenzo Junior.

Foi uma imersão ocorrida em três dias intensos, inclusive com uma visita privada da equipe da instituição ao Colégio Shunji Nishimura, onde puderam acompanhar um dia normal de aulas com alunos de todas as séries do Ensino Fundamental e Médio. Nessa visita, os professores puderam ratificar, in loco, a validade da metodologia ao conversar com alguns alunos de lá.

O grupo retornou entusiasmado e ansioso para criar um ambiente favorável para uma possível implantação dessa metodologia na instituição.