Projetos inovadores e interativos marcam Feira Científica do Colégio Guairacá
24/09/2024

Nesta segunda e terça-feira, 23 e 24, o Colégio Guairacá promoveu mais uma edição de sua tradicional Feira Científica, reunindo alunos e professores em torno de trabalhos criativos e inovadores.

Os projetos apresentados abordaram temas variados, como: o funcionamento de aviões e balões de ar quente, energia cinética e eólica, 3ª Lei de Newton, matas ciliares e o desmatamento, guindaste hidráulico, ondas estacionárias e a gravidade de diferentes planetas.

Um dos destaques foi o projeto ‘Bateria de latinha’, apresentado por Ruan Pablo Oliveira de Freitas e seu grupo, do 6º e do 9º ano. O trabalho demonstrou de forma prática a geração de energia elétrica a partir de uma latinha, sal, água e um pedaço de cobre. “Como já estávamos estudando ligações iônicas e covalentes, decidimos fazer esse projeto de química. A ideia foi mostrar a simplicidade de produzir energia. Ligamos os pontos positivos de uma latinha nos negativos da outra e um voltímetro mediu a energia gerada. Foi simples e gostamos do resultado. Funcionou certinho”.

A feira proporcionou aos alunos uma oportunidade de colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula, incentivando a curiosidade científica e a busca por soluções criativas para problemas do cotidiano.