Projeto Robótica Educacional encerra atividades do ano
16/12/2016

O projeto de Robótica Educacional, de responsabilidade dos professores Ivo Zapotoczny e Bruno Augusto Santos Almeida, teve seu encerramento no Centro Recreativo Guairacá. Segundo o professor Ivo, o local foi escolhido por apresentar um espaço amplo para a última prática do ano. “O último projeto desenvolvido pela equipe foi em um veículo movido à energia solar, o qual contava com sensores pré-programados que detectavam a posição do sol e direcionava a placa fotovoltaica, a fim de obter um máximo aproveitamento dos raios solares, garantindo assim, a autonomia do veículo”. Além do equipamento solar, o veículo contava com um braço robótico utilizado para efetuar a carga e descarga de materiais.

Para tornar o equipamento mais versátil, conforme explicou o professor Ivo, os alunos realizaram 3 programações diferentes, sendo que na primeira o veículo movimentava-se de modo autônomo, guiado somente por seus sensores (sensor de luz, toque e ultrassom). Na segunda ele era comandado através de controle infravermelho e na terceira programação os comandos eram dados via Bluetooth, através do aplicativo do celular.

No período de desenvolvimento e construção do equipamento fez-se o uso de lâmpadas incandescentes e fluorescentes para a calibração do equipamento. “Durante os testes em laboratório os alunos puderam verificar que a luz emitida pela lâmpada fluorescente apresentava um comprimento de onda que não era compatível com a placa fotovoltaica, de modo que fez-se necessário o uso de lâmpadas incandescentes, pois elas emitem vários comprimentos de onda e, dentre eles, o necessário para ativar a placa fotovoltaica”.

O professor Ivo completou afirmando que, mesmo em um dia chuvoso, os alunos se divertiram muito e encararam o desafio de ajustar o projeto para ser utilizado em ambiente semiaberto com pouca intensidade luminosa. “No decorrer do projeto pode-se observar o amadurecimento dos alunos no que se refere à produção de materiais e a criatividade na programação. Toda equipe aproveitou ao máximo o projeto e aguarda ansiosa o início do projeto no ano de 2017”.

>>Confira as fotos do encerramento do projeto:

{yoogallery src=[/images/fotos/12robotica/]}