Projeto na Guairacá trabalha as habilidades sociais dos alunos
30/07/2018

Com o objetivo de desenvolver e potencializar a competência social dos alunos, visando à construção e fortalecimento de vínculos e laços sociais, é que o Colégio Guairacá vem realizando o projeto “Treino de habilidades sociais: RPG para questões emocionais”.

O projeto teve início há cerca de dois anos na instituição. As atividades são aplicadas por acadêmicos de Psicologia da Faculdade Guairacá sob supervisão do professor Weslley Kozlik Silva.

As habilidades sociais podem ser definidas como um conjunto de capacidades comportamentais aprendidas e que fundamentam as interações sociais. De acordo com o professor Weslley, quem as domina tem um comportamento adequado e respeitoso em relação às atitudes, desejos, sentimentos, opiniões e crenças próprias e de terceiros. “Foi identificado que os alunos tinham um bom desempenho nas disciplinas, mas apresentavam muitas dificuldades na relação com os colegas. É normal isso acontecer em qualquer colégio, por isso começamos a moldar o projeto para conseguir entender e aprimorar essas habilidades”.

A sigla RPG (Role Playing Game) define um estilo de jogo em que as pessoas interpretam seus personagens, criando narrativas, histórias e um enredo guiado por uma delas. Weslley explicou que, a partir de pesquisas, também foi verificado que os jovens apresentavam interesse no formato do jogo e que era possível trabalhar as habilidades sociais a partir dele. “O método é um momento mais lúdico que chama a atenção deles, além do mais, permite fazer qualquer coisa, porque é um mundo imaginário dentro de uma determinada situação”. Além de desenvolver as habilidades sociais, o jogo tem contribuído também em aspectos educacionais. “No jogo eles têm que resolver quebra-cabeças, ter noção geográfica e muita criatividade, aspectos que acabam sendo desenvolvidos e também ajudam nas disciplinas cursadas”.

Os grupos do projeto funcionam a partir do interesse dos alunos. “O jogo é um formato de história e a cada encontro a história continua. A cada semestre ofertamos uma nova turma. Ao final do semestre é feita uma avaliação das habilidades que foram desenvolvidas. Analisamos junto à coordenação, pedagogos, professores e com os próprios alunos, para perceber o que eles têm conseguido diferenciar no seu dia a dia”. Segundo o professor, o projeto tem alcançado resultados bastante significativos até o momento.