Projeto ‘Ilumine o seu mundo’ chega ao Colégio Guairacá
24/10/2016

Nesse mês de outubro o Colégio Guairacá recebeu o projeto ‘Ilumine o seu mundo’. Trata-se de alguns encontros onde foram discutidos temas relacionados ao poder de escolha, o valor das pessoas, metas e propósitos de vida.

Segundo a coordenadora pedagógica da instituição, Michele Hirsch de Medeiros, foram dias de muito aprendizado para a vida. “Esse projeto teve como objetivo passar valores essenciais para os jovens e crianças de um jeito dinâmico, mostrando como podemos ser a mudança no mundo. Os professores acompanharam os encontros e relataram o quanto isso fez eles repensarem nos seus atos do dia a dia”.

No 1º dia foi realizada uma sessão sobre a ‘criação de luz e escuridão’. Na ocasião, os alunos aprenderam que eles têm o poder de fazer uma escolha e consequentemente uma mudança. É o aluno que escolhe, por exemplo, dizer uma palavra gentil ou uma palavra de desvalorização, ser um amigo ou um inimigo, incluir ou excluir os outros. Sendo assim, suas escolhas afetam as pessoas ao redor e eles podem optar por fazer escolhas que vão trazer uma mudança positiva para a sua sala de aula, sua casa, seu bairro e sua comunidade.

No 2º dia, foi trabalhado sobre o valor de cada um, destacando que cada aluno tem um imenso valor e nada que alguém faz ou diz pode tirar isso. Essa sessão ainda abordou os falsos rótulos que são muitas vezes colocados através de xingamentos ou linguagem corporal negativa. Os alunos aprenderam a rejeitar esses falsos rótulos que trazem inferioridade e rejeição.

O 3º e último encontro trouxe como tema ‘tornando-se um transformador do mundo’. Essa sessão preparou os alunos com ferramentas práticas para serem alguém na vida. A ênfase esteve no estabelecimento de metas e propósitos. Com isso, eles aprenderam que um objetivo sem um plano é apenas uma boa intenção.

>>Confira algumas fotos do evento:

{yoogallery src=[/images/fotos/12ilumine/]}