O Colégio Guairacá marcou presença na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), em sua 9ª edição.
O evento aconteceu na última sexta-feira, 15, em duas fases. Primeiramente os alunos passaram pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, onde foi realizada uma prova escrita que será enviada ao Rio de Janeiro para ser avaliada. Na segunda fase, foi a vez da Mostra Brasileira de Foguetes, realizada no centro recreativo da instituição. Os alunos colocaram em prática os conhecimentos adquiridos sobre astronáutica, construindo foguetes e participando de lançamentos.
Trata-se de foguetes produzidos com garrafas Pet, canos de PVC e propulsionados por ar comprimido. A disputa é de quem consegue melhorar o protótipo, a ponto de obter as maiores marcas de distância.
A atividade mobilizou a equipe do Colégio Guairacá, sob a responsabilidade da professora Drielle Strugal, e também contou com a participação dos pais dos alunos, que ficaram orgulhosos com a criatividade de seus filhos na confecção dos foguetes e vibravam a cada lançamento. “Todos os alunos gostaram do evento, ficaram super animados durante os lançamentos. Foi muito além de uma competição. Eles se mostraram cooperativos uns com os outros e comemoravam muito a cada foguete lançado”, contou a professora Drielle.
O projeto envolveu os alunos durante todo o 1º Bimestre, com atividades onde os alunos enriqueceram seus conhecimentos de forma bastante prazerosa. Além das oficinas de confecção dos protótipos, os alunos também participaram de revisões de conteúdos já trabalhados em sala e fizeram resoluções de provas anteriores, para melhor se preparar para a olimpíada. “Um evento como esse é de extrema importância para o colégio, contribuindo para a expansão dos conhecimentos científicos, para o enriquecimento do aprendizado, além de despertar interesse do aluno”.
>>Confira algumas fotos do evento:
{yoogallery src=[/images/fotos/OBAA/]}