Como ensinar aos jovens o que é o bem? Como proceder com a ética? Como dizer nesta conjuntura atual, que dinheiro não deve ser mais valioso que o caráter? Como explicar que não se deve pensar só no prazer imediato? Como exigir disciplina, se nós mesmos deixamos a desejar? Esses foram uns dos questionamentos discutidos na noite dessa quarta-feira, 1º de outubro, durante o II Encontro de Pais do Colégio Guairacá.
O Encontro de Pais faz parte da proposta pedagógica da instituição, trazendo informações e esclarecendo questões úteis à construção do caráter e da cidadania dos estudantes. E esta edição do evento teve como tema ‘A construção dos valores morais e uso das redes sociais’.
A psicóloga Lucilene Aparecida Zavadzki fez a abertura do encontro, propondo uma reflexão sobre a mudança nas relações interpessoais e a perda dos valores éticos, decorrentes do impacto social sofrido pela disseminação da informação pelos novos meios tecnológicos. “O contato com o ciberespaço pode facilmente ocasionar na perda dos valores morais. Temos que acompanhar, estar mais perto dos nossos filhos num diálogo mais efetivo. Conhecer seus gostos e suas identificações e, dessa forma, orientar e reafirmar os valores já passados”.
Segundo estudos apontados pela psicóloga, 80% dos adolescentes entre 17 e 18 anos expõe informações pessoais na internet, um número alertante. “O mundo virtual acaba distanciando os valores humanos. A maior herança que podemos deixar, além de estudos e educação, é a construção de valores éticos”, finalizou.
Para encerrar a noite de debates, o professor Carlos Eduardo da Silva Faria discorreu sobre a questão da afetividade entre pais e filhos e sobre a difícil tarefa de educar nos dias atuais. Em seu discurso, falou sobre uma forma de educar em três tempos. “Eu educo hoje com valores que recebi ontem para pessoas que são o amanhã. Os valores de ontem, eu os conheço. Os de hoje, percebo alguns. Dos de amanhã, não sei. Se só uso os de ontem, não educo, condiciono. Se só uso os de hoje, não educo, complico. Se só uso os de amanhã, não educo, faço experiência. Se uso os três sofro, mas educo”.
>>Confira algumas fotos do II Encontro de Pais:
{yoogallery src=[/images/fotos/enc/]}