A semana foi de disputa e muita diversão no Colégio Guairacá durante a I Gincana Científico-Cultural.
O evento consiste num conjunto de provas em que várias equipes disputam entre si. Ao final, a equipe que atingir a maior pontuação será declarada a vencedora.
As provas são cooperativas, de conhecimento e também envolvem ação social.
De acordo com um dos organizadores, professor Michael Wilian Guimarães, o evento é alusivo ao Dia das Crianças.
“É um momento lúdico, de competição sadia, de união e troca de conhecimento entre alunos, professores e toda equipe do colégio, e que também alia a parte científica, visto que uma das provas é a construção de um foguete que usa princípios da matemática, química e física para a construção e lançamento”.
Para Michael, a Gincana Científico-Cultural ainda nem terminou, mas já pode ser considerada um sucesso. “Os alunos estão adorando, podemos ver isso na torcida das equipes. Todos estão empenhados nas provas, inclusive na arrecadação de brinquedos que posteriormente serão doados para alguma instituição de caridade”.
O aluno Nicolas Eduardo José Campos, do 6º ano, da equipe roxa, foi um dos que mais marcou presença nas provas. “Participei de várias, como caçador, futsal, maquiagem artística e videogame. Essa foi uma forma de ajudar a equipe a tentar vencer, mas o que mais importa é se divertir”.
Outro objetivo da Gincana Científico-Cultural é a integração dos estudantes e, por isso, as equipes são mistas e reúnem alunos de vários anos. Mesmo em equipes diferentes, as amigas Eliza Gotlieb e Fernanda Costa não se desgrudaram e entraram na torcida uma pela outra, principalmente na prova da maquiagem. “É diferente de tudo o que já fizemos no colégio. O que mais me chamou a atenção foi a diversidade de brincadeiras. Escolhi a prova da maquiagem porque de todas era a que eu mais me daria bem”, apontou Fernanda.
Na próxima terça-feira, 15, serão realizadas as últimas atividades e feita a revelação da equipe vencedora.