Exposição no Colégio Guairacá mostra vida e obra de Frida Kahlo
29/08/2019

Nesta quinta-feira, 29, foi realizado o encerramento do projeto ‘Eu sou Frida’ com a exposição dos trabalhos desenvolvidos no bimestre. Além de contar sobre a vida de Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, uma das mais importantes figuras da arte no século XX, os alunos do 8º ano do Colégio Guairacá também trouxeram músicas, roupas e comidas típicas do México.

Frida Kahlo é conhecida por seus autorretratos de inspiração surrealista e por suas fotografias. Também foi uma das personagens mais significativas no âmbito político e cultural no México.

O projeto ‘Eu sou Frida’ foi desenvolvido durante as disciplinas de Arte e Espanhol, ministradas pelas professoras Cynthia Prychibeliski e Sirlei da Silva Fontoura. “Na disciplina de Espanhol, trabalhamos sobre a biografia de Frida, além de aspectos do México, como a culinária. Os alunos fizeram pesquisas para apresentar tudo em espanhol”, apontou a professora Sirlei. Já na disciplina da professora Cynthia, os estudos foram voltados para o lado artístico. “Trabalhamos com a questão dos fundamentos das artes visuais, como cor, linha, ponto e o estilo que ela pintava, que era o autorretrato. As pesquisas sobre a vida da artista foram para entender o que a levou ter essa poética, tema das suas obras”.

A aluna Fernanda Faga Daniel afirmou ter grande admiração pela artista. “Frida pode ser considerada um grande exemplo. Foi traída pelo marido, sofreu acidentes, abortos e, apesar de todas as dificuldades e tristezas em sua vida, ela sempre foi forte”. Para Milene Ramos, foi uma grande honra poder representar esse ícone das artes no evento. “Foi legal vir caracterizada de Frida, uma mulher guerreira, que foi muito importante na sociedade”.

Para a professora Cynthia, o projeto do bimestre deixa uma importante contribuição. “Os alunos se empolgaram bastante com o projeto e foram a fundo nas pesquisas para entender porque ela usava tal tipo de roupa ou porque a comida era feita de tal forma. E por se tratar de um trabalho interdisciplinar, eles ampliaram seus conhecimentos, não só no aspecto da arte e do espanhol, mas também da cultura mexicana”.