Na manhã desta quarta-feira (04), os alunos do Colégio Guairacá participaram de uma palestra de conscientização sobre os riscos e malefícios do uso de cigarro eletrônico, os famosos “Pod’s”. O momento foi organizado pelos estudantes dos cursos de Odontologia e Psicologia da UniGuairacá Centro Universitário, na disciplina de Ciência na Comunidade.
Para realizar a palestra, os universitários fizeram um levantamento de dados e estatísticas sobre o uso de pod, além de pesquisar mais sobre as doenças e problemas respiratórios que podem ocorrer com os usuários. “A gente resolveu fazer uma ação aqui no colégio para poder falar sobre, discutir, porque jovem falando com jovem é outra coisa do que pai, mãe e professor. Então eu acho que a melhor coisa é a gente prevenir o não uso do pod. O consumo vem aumentando entre os jovens, então a intenção é contar o quanto que ele é viciante e o quanto ele faz mal para a saúde, para que eles evitem a iniciar o uso”, comenta a aluna do nono período de Odontologia, Schaianne Luiza Marangoni.
A matéria de Ciência na Humanidade tem foco no contato com a sociedade externa, por isso a escolha pelo Colégio Guairacá para ministrar a palestra. “ A gente trouxe todas as informações, depois quisemos deixar mais dinâmico, trouxemos um vídeo auto explicativo sobre o uso do pod, sobre os malefícios e o que pode causar na saúde”, comenta a professora Bianca Garcia. Para finalizar, os acadêmicos fizeram uma dinâmica com um quiz interativo e com conteúdo educacional.
É importante ressaltar que os malefícios do cigarro eletrônico são semelhantes aos do tabaco tradicional e podem ser ainda mais graves em alguns casos. Por isso, é fundamental evitar o uso de pods e outras formas de cigarro eletrônico para proteger a saúde. O momento foi muito importante e a conscientização é de extrema relevância.