Durante aula prática, 9º ano realiza teste de chama
24/05/2016

Durante as aulas práticas no Laboratório de Química e Bioquímica, alunos do 9º ano do Colégio Guairacá realizaram um ‘teste de chama’. Conforme explicou o professor Glaucio Kaminski, algumas substâncias (sais) possuem átomos de elementos metálicos em sua composição e, ao ser submetido ao calor da chama, os elétrons desses átomos se desprendem, liberando essa energia a que foi submetido em forma de energia luminosa, variando a cor da chama de acordo com cada metal.

O professor Glaucio contou que o objetivo foi de mostrar aos estudantes quais elementos metálicos existem em determinadas substâncias através da cor da chama. Na atividade, ele ainda explicou que os metais estão presentes em vários produtos do cotidiano, como tintas e fogos de artifício, por exemplo. “Os alunos demonstraram bastante interesse, pois é uma aula diferente no que diz respeito às práticas convencionais, além de chamar a atenção pela beleza estética do fogo colorido”.

>>Confira como foi a aula:

{yoogallery src=[/images/fotos/1testedechama/]}