O Colégio Guairacá foi destaque no Prêmio Sinepe/PR de Práticas Inovadoras em Educação, edição 2019. Cerca de 60 escolas de todo o Estado concorreram à premiação e a instituição ficou com o terceiro lugar na categoria Ensino Fundamental I e II – Inovação em Inclusão.
O prêmio reconhece as inovações nas práticas educacionais desenvolvidas e as contribuições para as mudanças positivas na educação do país. O projeto premiado intitula-se ‘Aprendendo a conviver em grupo com inteligência’, desenvolvido pelo segundo ano consecutivo com as turmas do 6º ano. A coordenadora pedagógica do Colégio Guairacá, Juliana Sangaletti, explicou que a demanda foi apontada por professores da instituição. “Quando passa para o 6º ano, o aluno muda de escola, precisa fazer novos amigos, conta com muitos professores e muitas disciplinas. O projeto é uma forma de ajudá-lo a lidar com todas essas mudanças”.
A psicóloga e coordenadora do projeto, Mayara Bisognin Carneiro, contou que desde então, diversas temáticas vem sendo abordadas com os estudantes, por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e rodas de conversa. “O objetivo é que eles desenvolvam boa capacidade de conviver em grupo, além de outras habilidades sociais. Percebemos que eles amadurecem muito ao longo do projeto porque começam a refletir sobre comportamento, reconhecendo os próprios erros e evoluindo”.
Para Juliana, o prêmio simboliza o reconhecimento desse importante trabalho. “É muito bom ver nosso trabalho reconhecido, se destacando frente a tantas escolas. É uma forma de ver que estamos conseguindo alcançar nossos objetivos e disso estão surgindo frutos”.