Atividades práticas de Física
24/10/2016

Os alunos aprendem se divertindo nas aulas de Física com o professor Ivo Zapotoczny. Ao longo do semestre são desenvolvidas várias aulas experimentais, a fim de tornar o conteúdo mais atrativo.

1º ano

A turma do 1º ano esteve no Laboratório de Física na última quinta-feira, 20.  “O objetivo da atividade foi observar as características do movimento realizado por projéteis disparados horizontalmente e obliquamente, além de determinar o tempo de queda e a velocidade de lançamento de uma esfera de aço”.

Segundo o professor, com o experimento pode-se verificar a influência e a importância do ângulo de lançamento para se obter o alcance máximo na horizontal. “Os alunos não tiveram dificuldades na realização da prática e, como sempre, tornaram a aula mais dinâmica e produtiva, o que torna a aprendizagem mais significativa”.

Em outra aula experimental, eles também puderam observar e determinar a força centrípeta de um corpo em movimento circular uniforme. Na ocasião, puderam verificar que a intensidade da força centrípeta é diretamente proporcional a frequência com que o corpo executa um movimento circular uniforme.

3º ano

O 3º ano também não ficou de fora. O objetivo da aula no Laboratório de Física, segundo o professor Ivo, foi determinar a potência de um aquecedor elétrico através de dois métodos diferentes. “No primeiro, utilizou-se princípios da eletrodinâmica como a relação entre diferença de potencial e resistência interna do equipamento, já no segundo, utilizando os princípios da termodinâmica, determinou-se a potência através da troca de calor entre o aquecedor e a água. Ao final compararam-se os valores obtidos através dos dois métodos com o valor nominal fornecido pelo fabricante”.

>>Confira as fotos das atividades:

{yoogallery src=[/images/fotos/12fisica/]}