A população do nosso planeta vai chegar (ou já chegou) a impressionante marca de SETE BILHÕES de pessoas neste ano de 2011. E isso nos faz pensar, o planeta vai conseguiu “sustentar” tanta gente?
O consumo da população dos países ricos já exige a retirada de enormes quantidades de recursos naturais como: minérios em geral, petróleo, gás, água potável, sem contar o grande impacto ambiental causado pela atividade agropecuária. Não podemos esquecer a população dos países mais pobres, mais de 5 bilhões de pessoas empenhadas em deixar para trás a miséria e seguir os passos dos habitantes dos países ricos.
O resultado dessa degradação ambiental poderá ser irreparável, por isso devemos todos (sociedade, governo e iniciativa privada) nos conscientizar e pensar em uma maneira mais sustentável de consumo. Atitudes como: reciclagem de todo o lixo produzido (orgânico e inorgânico), diminuição do desperdício (água, eletricidade, alimentos), utilização de fontes alternativas de energia (eólica, geotérmica, biomassa, marés) para diminuir a dependência do petróleo e a poluição provocada pelo queima do mesmo, podem e ajudar a diminuir o impacto causado pela nossa sociedade.
Pensando nesse tema, desenvolvemos com a turma do 3º ano do Ensino Médio o painel 1 planeta 7 bilhões de pessoas, com dados estatísticos da população mundial atual dividida por faixa de renda (renda baixa, média baixa, média alta e alta). Dados como: taxa de natalidade, mortalidade infantil, expectativa de vida, taxa de alfabetização, renda per capita, acesso a internet, saneamento básico, automóveis, etc. Assim identificamos o enorme abismo existente entre a população dos países pobres e as pessoas que vivem nos países mais desenvolvidos.
Prof. Leonardo Erthal Chagas
{yoogallery src=[/images/fotos/7bi/]}