Por mais um ano consecutivo os alunos do Colégio Guairacá irão participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Segundo a professora Drielle Strugal, que coordena o projeto na instituição, na edição passada os alunos Eduardo Muzzolon e Barbara Dala Rosa Bianco tiveram excelentes pontuações (8.65 e 8.3 respectivamente). Para este ano, pretende-se alcançar resultados ainda mais expressivos.
Concomitantemente à 18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, acontece também a 9ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), onde a Guairacá marca presença pela 1ª vez.
Os eventos são organizados anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira, com o objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências, além de promover a difusão dos conhecimentos de uma forma lúdica e cooperativa.
Nessa quarta-feira, 13, aconteceram os ajustes finais dos projetos. “Os alunos estão bastante empolgados. Essa é uma experiência muito rica. Mais do que uma atividade lúdica, eles aprendem conceitos de diferentes disciplinas, muito além do que é exigido no currículo escolar”, contou a professora Drielle.
A Olimpíada possui uma única fase e consiste na realização de uma prova. A MOBFOG também tem fase única e consiste no lançamento de foguetes feitos com garrafa pet, tubo de papel e cano de PVC. Os dois serão realizados na próxima sexta-feira, 15.
>>Confira algumas fotos da atividade em sala de aula:
{yoogallery src=[/images/fotos/MOBFOG/]}