Alunos do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Guairacá desenvolvem trabalho sobre ‘bioética’
25/11/2022

Os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Guairacá desenvolveram um trabalho interdisciplinar nas disciplinas de Ciências e Filosofia. Conforme o professor Bruno Senoski do Prado, os alunos analisaram os avanços da ciência e da tecnologia, e como esse avanço impacta na vida cotidiana.

“Os constantes avanços na ciência e na tecnologia trazem benefícios e melhorias para a vida humana. Mas, ao mesmo tempo, nos colocam diante de novos desafios e questionamentos. Exigindo de nós, portanto, uma profunda reflexão para respondê-los. Nossa liberdade para agir, criar e escolher nos obriga, a refletir sobre as consequências de nossas ações, enquanto indivíduos e enquanto humanidade”.

Além disso, o trabalho realizado pelos alunos envolveu o tema ‘bioética’, essa área transdisciplinar do conhecimento, ligada à Filosofia, ao Direito e às ciências da saúde, que estuda principalmente as implicações morais da ciência, especialmente no que impacta, direta ou indiretamente, a vida. Assim, sob as orientações dos professores Bruno e Andressa Caroline Sasaki, os estudantes fizeram pesquisas que foram apresentadas em forma de seminário.

“A criatividade e o protagonismo dos alunos, mais uma vez, foram destaque. Os temas apresentados foram: Eugenia e engenharia genética; Ciência e gastronomia molecular; Temas bioéticos na cultura pop; Caça e preservação de animais em extinção; Clonagem; Fertilização in vitro; Preservação ambiental; Animais geneticamente modificados; e Políticas de proteção animal”, finalizou o professor Bruno.