Na manhã desta quarta-feira (28), os alunos do 2º e 3º ano do Colégio Guairacá receberam os acadêmicos do Colégio Sesi para uma palestra que abordou temas essenciais para a saúde e o bem-estar dos jovens, como prevenção de doenças, cuidados com a vida sexual e os riscos associados ao consumo de substâncias.
O projeto está ocorrendo em todos os colégios de Guarapuava e tem como objetivo alertar os jovens, porém de uma maneira mais sutil, colocando adolescentes da mesma idade para palestrar. “É uma metodologia interessante, que é adolescentes falando com adolescentes, da para notar que eles se sentem mais abertos ali para conversarem sobre o assunto, tirar dúvidas sobre esses temas, que são tão importantes de trabalhar”, comenta o professor e coordenador do projeto, Michael Guimarães.
Para os alunos do Colégio Guairacá, palestras como essa ajudam a informar, combatendo os mitos e a desinformação que muitos encontram na internet ou entre amigos. “Eu acho que o projeto é muito importante e é um tema que tem que ser trabalhado nas escolas para conscientizar os alunos e o colégio, também achei que eles conseguiram trabalhar muito bem, pois foi muito bem explicado”, comenta Thaísa Zimmermann, acadêmica e ouvinte da palestra.
O projeto tem um ano e meio de existência e vai continuar ao longo dos próximos meses em todas as escolas de Guarapuava. “A gente estudou, se preparou bastante para chegar aqui. Foram muitas apresentações de testes e o professor foi um guia muito bom para nos organizarmos de maneira que a gente consiga apresentar tudo de maneira eficaz”, comenta uma das palestrantes, a aluna Beatriz Pilar.