Nesta quarta-feira,16, o Cine Clube Guairacá exibiu um clássico do cinema, o filme “A vida é bela” do diretor Roberto Benigni. O clube de cinema é criado pelos estudantes do ensino médio da instituição.
O professor Bruno Senoski do Prado, orientador do projeto, conta que a escolha do filme se deu pelo fato dos temas já terem sido trabalhados em sala de aula, em algumas disciplinas. “Nas aulas de História, os alunos estão aprendendo sobre a Segunda Guerra Mundial, em Filosofia fazendo reflexões sobre o assunto em geral. Eles também fizeram uma visita recente no Museu do Holocausto, por isso essa temática”.
“A vida é bela” é uma produção italiana, de 1997, do gênero comédia dramática. Se passa na Segunda Guerra Mundial, onde Guido Orefice, um judeu dono de uma livraria judaica na Itália fascista, é capturado e mandado para um campo de concentração em Berlim, juntamente com seu filho, Giosué.
O filme foi parcialmente inspirado no livro Ho Sconfito Hitler, de Rubino Romeo Salmonì, e por relatos verídicos vivido pelo próprio pai de Benigni, que passou dois anos em um campo de trabalho alemão durante a guerra.
Maria Eduarda Karam é aluna do 6º ano, e veio juntamente com sua avó Maria Helena Karam para a noite de filme. A avó conta que já havia assistido o filme e esperava que a neta gostasse, já que agora Maria Eduarda já tem matérias na sua grade curricular que agregam no assunto. “Eu espero entender o filme, e que seja bem legal”, argumenta Maria Eduarda.