Feira Literária do Colégio Guairacá: um mergulho no mundo das palavras e da imaginação
26/05/2023

Nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, os corredores do Colégio Guairacá se transformaram em verdadeiros cenários literários durante a Feira Literária.

Os alunos puderam explorar diferentes espaços temáticos, entre mitos e lendas brasileiras, africanas, asiáticas e nórdicas, além da mitologia greco-romana. Cada ambiente foi cuidadosamente decorado e contou com atividades interativas, tornando a experiência ainda mais envolvente.

O professor Leandro Tafuri, um dos coordenadores do evento, explicou sobre a iniciativa. “O objetivo da feira é que os alunos tenham contato com a literatura mais propriamente dita, que pesquisem a respeito, e que não fiquem somente no trabalho de ler o livro do bimestre”.

Além das atividades internas, a Feira Literária do Colégio Guairacá também abriu suas portas para a comunidade local. Familiares, amigos e alunos de outros colégios puderam participar das diversas atividades oferecidas, desfrutando de momentos de aprendizado, conforme apontou o professor. “Tivemos uma receptividade bacana dos pais. Uma visitação bastante grande, também de outras escolas. Acreditamos que tivemos mais de 800 pessoas passando pelo evento esse ano”.

Juntamente com sua turma, Nicolli Rech Colaço contou a história da Capela do Degolado, uma lenda típica guarapuavana. Para ela, a atividade serviu para desafiar e expandir seus conhecimentos. “Pesquisamos a história nas aulas de Literatura e Redação e dividimos os papéis. Ensaiamos a semana inteira, foi bem trabalhoso, mas deu certo. Foi muito bem feito, eu adorei a experiência. Foi bom para aprendermos mais”.

Sandra Elisa Pulga ficou admirada com tanto empenho da filha, Ainoa, do 8º ano. “A temática deles foi Star Wars. Estavam bem empenhados na construção. Fizeram uma tenda, colocaram luzes, fizeram cartazes e assistiram aos filmes”. Ela passou pela Feira prestigiar os trabalhos e foi só elogios. “Tudo muito bem elaborado, bem interessante, muitas coisas curiosas que eu nem conhecia”.