Professor Michael Sene defende Tese de Doutorado
05/05/2023

O professor Michael Sene, do Colégio Guairacá, defendeu na última semana sua Tese de Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Seu trabalho intitula-se ‘A implementação da BNCC nos anos iniciais: formação colaborativa e a mobilização de conhecimentos das professoras para o ensino de Geografia’.

A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe novos direcionamentos, competências, habilidades e a incorporação de novos conceitos (Pensamento Espacial e Raciocínio Geográfico) para a Geografia nos anos iniciais. A partir da Tese, Michael buscou compreender como as professoras mobilizam e recontextualizam seus conhecimentos para atender essas mudanças curriculares. “Para isso, analisei de que maneira a formação continuada em exercício, através da pesquisa colaborativa (que alia pesquisa e formação) contribui nesse processo”.

Para obtenção dos dados, foram realizadas oficinas de formação, entrevistas e observação da realização das atividades nas escolas.

Parabéns, professor!