Criatividade e muita inovação na Feira de Ciências do Colégio Guairacá
11/10/2022

Criatividade e muita inovação na Feira de Ciências (FECIG) do Colégio Guairacá. O evento foi realizado nessa segunda e terça-feira, dias 10 e 11, onde os alunos apresentaram projetos, pesquisas e experimentos realizados na área da ciência. O ginásio poliesportivo da instituição foi palco da exposição, aberta a familiares e escolas convidadas.

A Feira de Ciências é uma oportunidade para os alunos divulgarem o conhecimento adquirido em sala de aula, além de desenvolver uma capacidade multidisciplinar, já que o evento costuma abordar diversos temas. Também tem importância fundamental no incentivo à pesquisa, estimulando o contato com a produção científica em uma das fases mais importantes do crescimento pessoal e acadêmico.

Alguns experimentos demonstraram a interferência de ondas, o funcionamento da energia eólica, um circuito elétrico, o sistema solar, as placas tectônicas. Já outros grupos produziram experimentos como a máquina de choque, bexiga a prova de fogo, banco de prego e até mesmo uma lâmpada de limão.

A aluna Ainoa Disner ficou encantada em descobrir mais sobre o universo da química. “Sempre me interessei por fórmulas químicas. Como estou no 7º ano ainda, não tive um estudo muito aprofundado, mas pesquisei bastante para trazer algo interessante para a feira. Trouxe três tipos de reações químicas, a efervescência, a liberação e absorção de calor e a mudança de cor”.

Lorenzzo Benício da Rosa, do 8º ano, e seus colegas de turma apresentaram a Bobina de Tesla. A invenção foi do renomado físico croata Nikola Tesla, em meados de 1980. “O objetivo era fazer um sistema de transmissão de energia dos Estados Unidos para a Europa, sem usar nenhum tipo de cabeamento. Foi uma experiência bem diferenciada pesquisar sobre o assunto. Quando eu estudava em outra escola não tinha nada parecido com esse evento”.