Feira Literária do Colégio Guairacá comemora centenário da Semana de Arte Moderna
09/06/2022

Há cem anos acontecia no Brasil a Semana de Arte Moderna. Esse foi o tema da Feira Literária do Colégio Guairacá nessa quinta-feira, 09. Na ocasião, foi discutido a relevância, os desdobramentos e o legado deixado por esse que foi um dos eventos mais importantes da arte e da cultura brasileira.

O intuito da Semana era mostrar a arte genuinamente brasileira que estava sendo produzida. Para a professora de Português Ana Carolina de Godoy, há muito o que se comemorar nesse centenário. “A partir da Semana de Arte Moderna de 1922, a literatura brasileira teve uma identidade própria”.

A professora Ana Carolina explicou que a Feira Literária é realizada todos os anos na instituição. Por conta da pandemia, em 2021 foi realizado de forma online. “Esse ano estamos retomando o evento. O objetivo é envolver todas as turmas no estudo da literatura brasileira, apresentando as principais obras”.

Cada sala de aula recebeu decoração especial no Colégio Guairacá. A turma do 6º ano trouxe a público mais sobre o autor Mario de Andrade e a obra ‘Paulicéia desvairada’, já o 7º ano trabalhou com Oswald de Andrade e os poemas do livro ‘Pau Brasil’. Os alunos do 8º ano explicaram sobre os precursores da Semana. O 9º ano explorou a temática mulheres modernistas e a 1ª série do Ensino Médio, vanguardas europeias. A 2ª série explicou a fundo sobre a Semana de Arte Moderna e a 3ª série apresentou seus reflexos na música, literatura, língua e arquitetura.