A robótica educacional é um recurso tecnológico bastante interessante e rico no processo de ensino-aprendizagem. Ela contempla o desenvolvimento pleno do aluno, pois propicia uma atividade dinâmica, permitindo a construção cultural e enquanto cidadão, tornando-o autônomo, independente e responsável.
O projeto no Colégio Guairacá combina conteúdos interdisciplinares com situações problema, soluções tecnológicas e valores como cooperação e liderança, tudo isso aplicado à robótica. O grande objetivo é potencializar o aprendizado adquirido em sala de aula, com experiências práticas e prazerosas.
Fique até o final deste artigo para você aprender conceitos importantes da robótica na educação e entender quais são as vantagens que essa tecnologia traz no desenvolvimento de crianças e jovens.
Conceito STEAM na robótica
A robótica é uma área de aprendizado multidisciplinar que, ao utilizar robôs e componentes eletrônicos, consegue desenvolver uma série de competências e habilidades nos alunos.
Sendo assim, temos alguns princípios que podem ser utilizados para o ensino da robótica, como a metodologia STEAM que representa 5 grandes áreas: ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.
Embora pareça uma junção de cinco campos acadêmicos, é na verdade uma abordagem educacional para ensinar e aprender assuntos STEM por meio das artes.
Basicamente, o conceito integra intencionalmente estudos acadêmicos com disciplinas de artes, por exemplo, artes visuais, dança, música e teatro.
Já o uso de robôs nesse cenário pode desempenhar um papel crucial na educação dessa metodologia para crianças de maneira mais sólida e direta. Temos como exemplo diversos projetos robóticos, como o braço robótico feito de picolé, que possuem o objetivo lúdico de ensinar crianças e entusiastas da robótica todas as 5 áreas da STEAM e promover a ideia da faça você mesmo (maker) nas pessoas.
Em primeiro lugar, a robótica na educação STEAM pode fornecer uma experiência de aprendizagem multissensorial o que pode aumentar significativamente a capacidade de aprendizagem de uma criança, de acordo com vários estudos.
Usar robôs para ensinar STEAM também pode ajudar as crianças a entender como a tecnologia pode ser usada para resolver problemas do mundo real.
Projeto de aprendizagem na robótica (project-based learning)
De acordo com essa abordagem de aprendizagem, o papel das escolas é propor projetos que solucionem problemas cotidianos para que as crianças e demais alunos possam colocar em prática diferentes conceitos curriculares interdisciplinares.
A introdução da programação e da robótica na sala de aula permite reforçar esta abordagem de aprendizagem. O projeto de aprendizagem (PBL, sigla em inglês) dá às crianças e adolescentes um papel 100% ativo.
Eles desenvolvem seu senso de autonomia e responsabilidade, pois são os responsáveis por planejar e estruturar seu trabalho para a solução do problema apresentado, enquanto que o papel do professor é orientá-los e apoiá-los ao longo do processo.
Vantagens da presença da robótica no ensino escolar
A ciência e a tecnologia ganharam popularidade entre os jovens de hoje. Essas disciplinas, quando introduzidas no início da educação, podem motivar os alunos a desenvolver carreiras em ciências.
Com o avanço da tecnologia, a acessibilidade da robótica às crianças em salas de aula melhorou. Há duas décadas atrás, os kits de robótica para estudantes eram limitados a componentes eletrônicos simples e com peças não tão complexas.
Já agora eles incluem uma infinidade de sensores e motores, bem como, a interface com computador para permitir experiências de programação robustas, tudo com um custo benefício maior o que os torna acessíveis para a sala de aula.
Um exemplo disso é a plataforma Arduino que vem conquistando muitas pessoas ao redor do mundo devido ser simples de programar, fácil de integrar com diversos componentes e tudo isso com um preço bastante acessível à comunidade.
De forma geral, os kits de robótica são valiosos nas salas de aula e podemos apontar algumas melhorias no aluno que estão presentes na:
O processo de design usado pelos engenheiros começa com a compreensão das capacidades e limitações de suas ferramentas e equipamentos, pesquisando e entendendo o problema existente, conceituando uma solução para esse problema, construindo a solução idealizada, testando a solução para encontrar seu desempenho e revisando a solução baseada neste desempenho.
Além desses 4 fatores de desenvolvimento, também se nota que a implementação da robótica educacional promove as seguintes habilidades pessoais em crianças e adolescentes:
Já no quesito científico e tecnológico, os alunos desenvolvem:
DICA
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Flávio é estudante de Engenheira Mecatrônica pela Universidade Federal de Uberlândia, é fanático por tecnologia, empreendedorismo e gestão de empresas. Desde pequeno faz projetos de automação e robótica com Arduino. Além disso, Flávio possui um blog onde divulga diversos assuntos relacionados à sua área de estudo. Acesse para saber mais: flaviobabos.com.br