Sala temática no Colégio Guairacá apresenta ‘50 anos da chegada do homem na Lua’
30/10/2019

O norte-americano Neil Armstrong desembarcou do Módulo Lunar da Apollo 11 na Lua em 20 de julho de 1969, deixando a marca de seu calçado e um grande um ensinamento para o mundo: ‘Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade’.

Baseado neste fato histórico, os alunos do 3º ano do Colégio Guairacá apresentaram nesta terça-feira, 29, a sala temática ‘50 anos da chegada do homem na Lua’. A atividade foi desenvolvida durante a disciplina de Física, ministrada pelo professor Ivo Antonio Zapotoczny. “Os alunos explicaram para os visitantes sobre a corrida espacial, que culminou nesta grande conquista para a humanidade. O maior objetivo do trabalho foi mostrar para as novas gerações o grande avanço tecnológico que tivemos a partir deste fato”.

O projeto levou cerca de um mês para ser finalizado, partindo da concepção das ideias até a montagem dos materiais que foram expostos. Para abordar a temática, a sala de aula foi totalmente decorada com elementos fundamentais da corrida espacial, com destaque para a produção de maquetes do Módulo Lunar Apollo, o veículo Rover Lunar e o Saturno V que foi o foguete usado na missão. Estudantes que participam da Oficina de Robótica ficaram responsáveis pelos efeitos de luz, automação e pelo sistema de rolagem do foguete.

De acordo com o docente da instituição, o lançamento de uma réplica do Saturno V contou com olhares curiosos. “Muitos acham que é só mirar na Lua para chegar até ela, e não, é necessário balancear a quantidade de combustível, a distância de deslocamento, isso com o menor custo possível, por isso a importância das equações para alcançar esse grande feito”.

Para a aluna Chelsea Karina de Brito, essa foi uma grande experiência. “Foi um período divertido, onde pudemos conversar e aprender mais sobre o assunto. E foi incrível ver como o projeto se transformou. Por mais que sejam apenas maquetes, já podemos imaginar como foi construir um foguete de verdade, por exemplo”.