Exercícios físicos são fundamentais para manter nosso corpo saudável. Muito mais que a preocupação estética, uma atividade física traz inúmeros benefícios a quem pratica. Os professores Michael Wilian Guimarães e Lorraine Karina da Costa trabalharam a temática no 3º bimestre com os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Guairacá. A atividade resultou na produção de revistas, jornais e vídeos.
De acordo com o professor Michael, os principais conceitos abordados foram metabolismo energético, atividade física, exercício físico e saúde. “Unimos os conteúdos trabalhados nas disciplinas de Biologia e Educação Física focando nas habilidades e competências a serem adquiridas pelos alunos em todo o processo de ensino-aprendizagem”. Em um primeiro momento, os alunos realizaram pesquisas na biblioteca e no Laboratório de Informática da instituição. Após a pesquisa, eles tiveram uma aula expositiva dialogada com ambas as disciplinas, onde puderam trabalhar e discutir sobre a temática abordada.
A segunda parte da atividade contou com a saída de campo. Os alunos foram ao Ginásio de Esportes Joaquim Prestes e realizaram diversas modalidades de atletismo, como prova de corrida de 100 e 400 metros rasos e salto à distância. Para a professora Lorraine, trabalhar os conceitos e orientar sobre a prática das atividades físicas são de extrema importância. “Colocar em prática o conteúdo pesquisado por nossos alunos e trabalhado em sala de aula torna-se essencial para o melhor aprendizado e contextualização deles”.
A última etapa da atividade foi a confecção de materiais de comunicação feitos pelos próprios alunos. “Para a atividade ficar mais lúdica e despertar o interesse de nossos alunos, decidimos utilizar desses meios de comunicação, visto que estão inseridos no dia a dia deles”, conta o professor Michael. Os alunos puderam usar da criatividade para criar o Jornal Correio Guairacá, Revista Gossip e um vídeo. “Tudo o que eles descobriram e aprenderam sobre o conteúdo está presente nestes materiais didáticos confeccionados por eles mesmos”.