Depois de estudar sobre teatro, durante a disciplina de Arte os alunos do 6º ano do Colégio Guairacá foram desafiados pela professora Jocene Raquel Guérios a confeccionar máscaras. “O objetivo foi de trabalhar na prática tudo o que foi passado em teoria. Essa é uma forma mais fácil e divertida de abordar o conteúdo”.
O uso da máscara como elemento cênico surgiu no teatro grego, por volta do século V a.C. O símbolo do teatro é uma alusão aos dois principais gêneros da época: a tragédia e a comédia. Durante um espetáculo, os atores trocavam de máscara inúmeras vezes, cada uma delas representava uma emoção ou um estado do personagem.
A atividade na Guairacá também trabalhou com a questão da conscientização ambiental através do reaproveitamento de materiais, conforme explicou a professora. “Para a confecção das peças utilizamos materiais reciclados como o jornal, por exemplo, que depois de lido vai para o lixo na maioria das vezes”.
A professora Jocene contou que a atividade foi regada de interesse, imaginação, muita criatividade e ainda elogiou os trabalhos finais. “A atividade foi excelente. Foi muito bom ver o quanto eles gostaram e ainda ficaram pedindo mais”.
>>Confira algumas fotos:
{yoogallery src=[/images/fotos/1mascara/]}