O Colégio Guairacá realiza até o dia 20 de novembro a campanha que arrecada os lacres das latinhas de alumínio para troca por cadeiras de rodas. Qualquer pessoa pode ajudar na campanha e ao final do ano todo material arrecadado será destinado para o Pequeno Cotolengo, instituição sem fins lucrativos de Curitiba que atende portadores de deficiências físicas e mentais. Essa também é uma forma de dar continuidade ao trabalho e prestar homenagem à grande propulsora do projeto, professora Marcia Cziulik, falecida esse ano.
A campanha teve início em abril do ano passado e tem ganhado força em Guarapuava, mobilizando não somente alunos e funcionários da Faculdade e Colégio Guairacá, mas toda comunidade guarapuavana, como é o caso do comerciante Mauro Dal’Comune. Desde o início da campanha, Mauro já trouxe mais de 30 mil lacres. “Eu já colecionava e depois de saber que a Guairacá estava arrecadando resolvi ajudar. Por onde passo falo da campanha, seja em festas, com os vizinhos, com os amigos”.
Em média, a cada 170 garrafas pet de dois litros cheias de lacres é possível adquirir uma cadeira de rodas simples. O valor varia conforme cotação do alumínio e peso das garrafas. A meta para esse ano é superar o número de 2014, quando foram arrecadadas quase 300 garrafas.