Após estudar sobre os diferentes tipos de jogos e brincadeiras durante a disciplina de Educação Física, alunos do Ensino Médio do Colégio Guairacá desenvolveram o projeto ‘Brinquedos recicláveis: lixo que não é lixo’. Segundo a professora Maria Rosane de Oliveira, a atividade consistiu na construção de vários brinquedos com materiais recicláveis e alternativos, que posteriormente foram doados às crianças atendidas pelo Centro de Nutrição Renascer. “Sabemos que os brinquedos recicláveis são capazes de proporcionar diversão às crianças e contribuem com a preservação do meio ambiente. Portanto, nosso objetivo consistiu em passar para os alunos a importância da utilização do material reciclável e mostrar que esse material não é lixo”.
Durante o projeto foram confeccionados diversos tipos de jogos, dentre eles o boliche, xadrez, vai e vem, fogões de caixa de papelão, bonecos de tampinhas, entre outras variedades. Para a confecção, foi necessário a arrecadação de materiais como garrafas PET, tampinhas, caixas de papelão, canetinha, cola e jornal. O próprio grupo ficou responsável pela coleta do material e o pré-molde dos brinquedos. “Em sala de aula demonstramos o passo a passo para confecção de cada peça e dispomos de material decorativo, para que os próprios alunos decorassem conforme imaginavam seus brinquedos”.
Foram confeccionados mais de 130 brinquedos, que foram entregues juntamente com pacotes de doces. A presidente do Centro de Nutrição Renascer, Dinari de Fátima Estrela Pereira, ficou muito agradecida com os brinquedos doados pela instituição e com toda ajuda dos alunos na confraternização promovida para a entrega.
Professores e alunos do Colégio Guairacá também ficaram visivelmente emocionados com o gesto. Fernanda Caroline relatou sua emoção ao ver que um simples brinquedo de material reciclável faz toda a diferença para uma criança menos favorecida. Foi o que também relatou a professora Maria. “Tivemos uma tarde diferente, cheia de emoções e alegrias em poder contribuir com o Centro de Nutrição Renascer e presenciar os sorrisos no rosto de cada criança. Não há dinheiro que pague isso”.
>>Confira algumas fotos: {yoogallery src=[/images/fotos/brinquedos/]}