A campanha Lacre Solidário, que arrecada lacres das latinhas de alumínio para troca por cadeira de rodas, continua na Guairacá, em homenagem à professora Marcia Cziulik, falecida no mês de março desse ano.
Quando soube do valor dos lacres das latinhas de alumínio, Marcia não parou mais de colecionar, e ainda, convenceu toda família a abraçar a causa, tornando esse gesto um hábito em sua casa. Movida pelo sentimento de solidariedade, a professora acabou tornando-se um grande exemplo para todos. E seguindo seu exemplo, desde então, a campanha Lacre Solidário tem ganhado força em Guarapuava, mobilizando não somente alunos e funcionários da Faculdade e Colégio Guairacá, mas toda comunidade guarapuavana.
As arrecadações no Colégio Guairacá funcionam como uma brincadeira, onde todas as turmas participam. A sala que mais recolher lacres é a vencedora. De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Michele Hirsch de Medeiros, conhecendo a meta desta arrecadação, todos se animaram ainda mais para ajudar quem realmente precisa. “Os alunos já estão empenhados em reunir o maior número de lacres possível. Eles saem nas lanchonetes, no terminal e no próprio Restaurante Sabor Guairacá pedindo os lacres das latinhas”.
Em média, a cada 170 garrafas pet de dois litros cheias de lacres, é possível adquirir uma cadeira de rodas simples. O valor varia conforme cotação do alumínio e peso das garrafas. A meta para esse ano é superar o número de 2014, quando foram arrecadadas quase 300 garrafas.
A ação será realizada até o dia 20 de novembro na instituição. Ao final do ano, todo material arrecadado será destinado para o Pequeno Cotolengo, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela professora Marcia.
Qualquer pessoa pode ajudar na campanha. As doações devem ser entregues no Colégio ou na Faculdade Guairacá. O telefone para contato é (42)3622-2000.
Arte: Rodrigo Costa Ferreira