Na última terça-feira, 18, alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Guairacá tiveram a oportunidade de participar de uma aula de Biologia e Ciências um tanto diferente. Eles realizaram uma viagem de cunho pedagógico, que teve como objetivo levá-los a conhecer espécies de vegetais e animais normalmente visto apenas através de imagens durante as aulas teóricas e das observações de exemplares em laboratórios.
Com início da viagem em Curitiba, eles desceram na Serra do Mar de trem com destino à Morretes. Durante este percurso, além de conteúdos das disciplinas de Biologia e Ciências, ainda tiveram uma incrível aula de História e Geografia. Em Morretes, conheceram um pouco da história da cidade e saborearam a comida típica da região, o famoso Barreado. Saindo de Morretes seguiram à Paranaguá, cidade mais antiga do Estado do Paraná, onde visitaram o Aquário, conhecendo espécies de animais marinhos e fizeram um passeio de barco para conhecer um pouco sobre as ilhas e também o Porto de Paranaguá.
Segundo a professora Cristiane Kiel, este tipo de atividade leva o aluno a ir além do espaço da sala de aula, aumentando desta forma as possibilidades de acesso ao conhecimento e oportunizando a vivência de momentos muitas vezes únicos na vida dos estudantes. “As aulas de campo favorecem a abordagem de temas de forma interdisciplinar, levando-os ao conhecimento sociocultural e ambiental relevantes para o desenvolvimento da criticidade e reflexão da realidade. A aula fora do espaço escolar é divertida, interativa, aguça a curiosidade, além de estreitar laços de confiança e amizade entre o professor e sua turma, sentimentos estes que voltam junto para a sala de aula, beneficiando o ensino-aprendizagem de forma harmônica”.
>>Confira algumas fotos do passeio:
{yoogallery src=[/images/fotos/BIO/]}