Todo final de bimestre, os estudantes que não ficam em recuperação participam de atividades diferenciadas durante a semana de recomposição de conteúdos, e desta vez, a parceria foi com o curso de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Guairacá. Na cozinha escola, as turmas do 1º e 8º ano do Colégio Guairacá literalmente colocaram a mão na massa e prepararam deliciosas tortas.
Conforme explicou a coordenadora pedagógica da instituição, Michele Hirsch de Medeiros, entre os objetivos da atividade, estão o incentivo à nutrição saudável e o estímulo do paladar por meio da degustação dos mais variados sabores. “Os alunos se envolvem mesmo e aprendem a se alimentar de forma mais saudável, pois a ideia é também trabalhar os hábitos deles, que experimentam tudo o que preparam”.
Acompanhados de perto por acadêmicos de Tecnologia em Gastronomia, os alunos têm a oportunidade de experimentar os alimentos que eles mesmos produzem e trabalhar com diferentes receitas. Além disso, durante o manuseio dos produtos, os jovens também conhecem noções de higiene.
Segundo Michele, essas atividades mostram que a aprendizagem também pode se dar entre panelas e ingredientes. “Para eles, essa é uma excelente oportunidade de ampliar seus conhecimentos em outras áreas”, completou.
Para tornar as aulas ainda mais atrativas, professores de disciplinas como ciências e biologia do Colégio Guairacá também têm envolvido os estudantes no preparo de diversos pratos na cozinha escola. A ciência é uma atividade cotidiana e está presente em todos os lugares. Com isso, eles podem entender o que acontece quando a pipoca estoura, por que o bolo cresce ou o que dá consistência à gelatina, por exemplo.