Alunos aprendem sobre capoeira
01/07/2013

Os alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Guairacá aprenderam um pouco sobre a capoeira, essa arte marcial que é genuinamente brasileira, símbolo da expressão cultural do país.

A capoeira surgiu nas senzalas brasileiras. Os filhos dos escravos africanos que nasceram aqui no Brasil estavam cansados de sofrerem nas mãos dos senhores de engenho, porém, não tinham armas para lutar contra isso, foi aí que começaram a observar os animais, descobrindo que o seu corpo poderia ser uma arma de defesa e ataque. A agilidade dos escravos nas fugas começou a ameaçar os senhores de engenho, que proibiram a prática de qualquer tipo de luta nas senzalas. Com muita esperteza, os escravos inseriram a música para lutarem, e quando os capatazes e senhores de engenho chegavam, ao invés de lutar eles dançavam.

Além de estudar sobre a origem da arte marcial, os alunos aprenderam os movimentos básicos de defesa e ataque realizando uma roda de capoeira, e para finalizar, confeccionaram um Berimbau Ecológico com cano de PVC, arame e garrafa pet.

A professora Maria Rosane de Oliveira agradeceu a participação da Lilika e do Chico Paraná, que fazem parte do Grupo Capoeira Brasil.

>> Veja algumas fotos da atividade:

{yoogallery src=[/images/fotos/capoeira/]}