DIA DO ESTUDANTE

Elizabeth Macedo Fagundes

Docente do Colegiado de Pedagogia

Coordenadora pedagógica do Colégio Guairacá

Até o século XIX não havia cursos de nível superior no Brasil, dessa maneira, as pessoas tinham que estudar na Europa. Só em1827 D. Pedro I instituiu dois cursos, sendo na área social e na jurídica, sendo um na Capital de São Paulo e o outro em Olinda, Pernambuco. Na capital paulista, o curso acabou sendo recebido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII.

Para ingressar nos cursos, conforme a Lei de 11 de Agosto de 1827, os estudantes deveriam ter quinze anos completos, além de aprovação da Língua Francesa, Gramática Latina, Retórica, Filosofia Racional e Moral, e Geometria, e além do mais, as primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos.

De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

O dia do estudante se comemora em 11 de agosto. A data foi escolhida para comemorar o centenário dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, e também para homenagear todos os estudantes.

Confira o vídeo abaixo, uma homenagem do Colégio Guairacá à todos os seus alunos.

{youtube}Fy_6Hddl5bk{/youtube}