2ª Feira Literária movimenta Colégio Guairacá
21/06/2016
alt

Teatro, exposição de material literário e apresentações artísticas e culturais foram algumas das atividades realizadas na última quinta-feira, 16, durante a 2ª Feira Literária do Colégio Guairacá. Neste ano, o evento trouxe como tema ‘Encontro da História com as Literaturas’.

Na ocasião, a instituição recebeu a escritora Audrey Farah para um bate-papo descontraído com os alunos sobre leitura, literatura e sobre o que é ser um escritor. Houve espaço também para as oficinas temáticas, onde os estudantes se caracterizaram e montaram decorações especiais nas salas de aula, abordando a literatura brasileira, portuguesa, japonesa e o período ditatorial brasileiro. Editoras fizeram uma exposição de diversas obras e os alunos puderam conhecer e adquirir novos livros.

A Feira Literária foi proposta pelas professoras Aline Wosch Moraes, Edilete Waltrin e Sirlei Fontoura. A professora Edilete explicou que no ano passado foi realizada uma tarde literária com salas temáticas. Nesse ano o evento tomou forma e foram agregados conhecimentos de outras áreas. “O Festival Literário é um marco para a Guairacá. Os alunos gostam, se dedicam nas pesquisas, decoram as salas e contam a história da literatura para os convidados”.

Segundo a professora Edilete, a cada oficina foi uma surpresa diferente, um mergulho no mundo literário, com grandes obras e personalidades. Os alunos contaram histórias, lendas e tradições do folclore brasileiro, expuseram artesanatos e personalizaram o ambiente e roupas com imagens que se tem das histórias. “Com relação à língua portuguesa foi contado um pouco sobre Luís de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago. Na língua japonesa, Mangá, Haikaiss. Na literatura brasileira, destaque para a obra Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, tema que inclusive vai fazer parte do nosso festival de talentos desse ano. Na sala temática de história foi contado sobre a ditadura militar e na sala da literatura hispano um pouco sobre a cultura e literatura do Uruguai”.

Alunos de escolas do município também visitaram a feira da Guairacá. Nas palavras da professora Edilete, foram momentos muito enriquecedores para todos.

>>Confira algumas fotos do evento:

{yoogallery src=[/images/fotos/12feiraliteraria/]}